Lançada pelo Governo com uma dotação global de 10.000.000 euros, a Linha de Crédito para Apoio a Empresas Afetadas  pelo Furacão Leslie  tem como objetivo o financiamento dos custos da reabilitação das instalações e equipamentos atingidos, bem como as necessidades de fundo de maneio associadas ao relançamento da sua atividade.

Esta Linha de Crédito que se insere num conjunto mais vasto de medidas de apoio às populações, empresas e autarquias locais criadas pelo Governo através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/2018, de 18 de outubro, permite igualmente enquadrar operações de financiamento de empresas  que tenham sido afetadas pelo incêndio que deflagrou na região de Monchique em agosto de 2018.

São elegíveis operações destinadas ao financiamento de investimento em instalações e equipamentos atingidos e fundo de maneio associado ao relançamento da atividade.

A aplicação em fundo de maneio não poderá ultrapassar 25% do valor do financiamento contratado.

Reestruturação financeira e/ou consolidação de crédito vivo;

Operações destinadas a liquidar ou substituir de forma direta ou indireta, ainda que em condições diversas, financiamentos anteriormente acordados com o Banco;

Operações financeiras que se destinem a atividades relacionadas com a exportação para países terceiros e Estados-Membro, nomeadamente a criação e funcionamento de redes de distribuição.

As operações de crédito a celebrar no âmbito da presente Linha beneficiam de uma garantia autónoma à primeira solicitação prestada pelas SGM, destinada a garantir até 80% do capital em dívida em cada momento do tempo.

Bonificação integral da comissão de garantia mútua com limite máximo variável entre 0,5% e 0,8%, de acordo com a Tabela que poderá consultar no Documento de Divulgação.

Por acordo entre o Banco e o beneficiário, será aplicada à operação uma modalidade de taxa de juro fixa ou variável, indexada à Euribor a 1, 3, 6 ou 12 meses, com um spread variável, com limite máximo entre 1,65% e 3,00%, de acordo com a Tabela que poderá consultar no Documento de Divulgação.

Para mais informações consulte o Documento de Divulgação

Partilhar: