A Biosurfit é a primeira startup portuguesa a beneficiar do investimento do Fundo 200M, numa parceria com a Boule Diagnostics, uma empresa sediada na Suécia que desenvolve, fabrica e vende sistemas completos de contagem de células sanguíneas. O acordo foi assinado a 14 de dezembro.

Com 5 milhões de euros investidos pela Boule e outros 5 milhões pelo 200M, a Biosurfit levanta assim um total de 10 milhões de euros em capital para apoiar o seu crescimento em diferentes mercados mundiais e continuamente pesquisar e desenvolver outros produtos associados.

A Biosurfit é uma empresa portuguesa de diagnósticos sediada na Azambuja, com cerca de 100 trabalhadores qualificados e focada no desenvolvimento e fabrico de testes IVD (in vitro diagnostic) em Point-of-Care com tecnologia altamente inovadora.

A Biosurfit desenvolveu a tecnologia Spinit®, o primeiro e único sistema de diagnóstico capaz de realizar as principais modalidades de análise ao sangue PoC (hematologia, imunoensaios e química clínica) no mesmo instrumento, que permite obter resultados em apenas cinco minutos, sem necessidade de recorrer a laboratórios.

A Boule é um investidor experiente com presença global e uma posição de liderança em alguns mercados e está listada na Nasdaq Estocolmo desde 2011. A sua experiência em investimentos inovadores nesta área começou na Europa, mas mais recentemente também chegou aos EUA, América do Sul e Ásia.

A parceria com a Boule inclui ainda um acordo de distribuição global na primeira fase, onde o produto será comercializado através da organização e canais de distribuição da Boule em vários países. Além disso, a parceria irá evoluir ao longo do tempo para incluir o desenvolvimento conjunto de produtos e colaboração na produção.

O Fundo de Co-Investimento 200M visa promover o coinvestimento em startups inovadoras de elevado potencial em Portugal com co-investidores privados nacionais ou internacionais qualificados e é gerido pela PME Investimentos.

Partilhar: