Criado como um fundo de investimento público, o Fundo para a Inovação Social (FIS) destina-se a potenciar e apoiar Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que desenvolvam respostas inovadoras, impactantes e sustentáveis para a resolução de problemas societais.

O FIS é um dos instrumentos no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social, que tem como objetivo o fomento do Empreendedorismo Social e da Economia de Impacto. É assegurado por verbas do Fundo Social Europeu e nacionais e opera nas vertentes de Crédito e Capital.

A vertente de Crédito visa financiar, Entidades da Economia Social e PME’s que desenvolvam iniciativas de inovação e empreendedorismo social, em parceria com a Banca e as Sociedades de Garantia Mútua.

A área de Capital destina-se a apoiar projetos de investimento em PME´s que promovam estas iniciativas de impacto, tendo como parceiros de coinvestimento Capitais de Risco, Business Angels e outros investidores privados individuais ou coletivos.

Alicerçado numa estratégia de desenvolvimento de uma economia mais inclusiva e sustentável, o FIS atuará em áreas com forte potencial de inovação na resposta a necessidades societais não satisfeitas, alinhando-se, dentro do âmbito das áreas de atuação, com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Pretende-se que o FIS contribua para acompanhar a tendência mundial de crescimento e amadurecimento do mercado de investimento de impacto.

As candidaturas estão abertas online para o FIS CAPITAL e aos balcões dos bancos protocolados para o  FIS CRÉDITO.

Saiba mais sobre o FIS aqui  ou através do email fis@pmeinvestimentos.pt

Partilhar: