Para aceder ao apoio do Fundo de Sindicação de Capital de Risco PME-IAPMEI (FSCR), as Entidades Especializadas de Capital de Risco (EECR) tem que celebrar com este um Protocolo de Colaboração Institucional. Este documento contém todas as regras de enquadramento e de acompanhamento das operações, de acordo com os diversos tipos de produtos disponibilizados:

Neste âmbito, o FSCR participa diretamente nas empresas que obtenham o Estatuto NEST (atribuído pela Agência de Inovação), apoiando os promotores, numa lógica de cobertura de risco e resultados. Por outro lado, cofinancia as participações das EECR realizadas em empresas com Estatuto NEST, através da subscrição de obrigações emitidas por aquelas entidades.

O FSCR subscreve unidades de participação de Fundos de Capital de Risco geridos por EECR, que tenham por objeto a realização de participações de capital de risco em PME.

Neste âmbito, o FSCR cofinancia as intervenções de capital de risco das EECR realizadas em PME, numa lógica de partilha de risco e resultados.

O FSCR subscreve obrigações emitidas por EECR, para refinanciamento das suas participações de capital de risco em PME.

O FSCR refinancia as EECR que realizem operações de capital de risco em PME, enquadráveis no Programa FINICIAa (Projetos de conteúdo de inovação e emergentes de pequena escala).

O 1º ciclo de investimento do FSCR terminou em 2008, na sequência do encerramento dos Projetos apoiados no âmbito do Programa PRIME. Desde então, o FSCR tem procedido ao acompanhamento da evolução das suas participadas bem como dos desinvestimentos que possam vir a ocorrer, através das parcerias estabelecidas com as EECR.

Partilhar: